Negócio

A oferta e demanda globais de petróleo estão no caminho para se reequilibrar este ano, após a turbulência trazida pela pandemia em 2020, afirmou a Agência Internacional de Energia (AIE) em seu relatório mensal, divulgado nesta quinta-feira (11). A agência aumentou suas estimativas para a produção mundial de petróleo em 2021. As informações são da agência de notícias Dow Jones.

A AIE aumentou significativamente sua previsão para nações produtoras fora do pacto de produção entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados como a Rússia (Opep+), de 290 mil barris por dia para 830 mil barris por dia este ano.

Ao mesmo tempo, a agência reduziu sua previsão de demanda global de petróleo em 200 mil barris por dia, para 96,4 milhões de barris, cerca de 3% a menos do que em 2019, antes da pandemia de coronavírus.

Segundo a Dow Jones, a AIE disse que uma recuperação na demanda superará a produção crescente no segundo semestre do ano para provocar "uma rápida redução no estoque", diminuindo o excesso de petróleo bruto que se acumulou no mundo desde o início da pandemia.

Mesmo com grande parte do mundo preocupado com as novas variantes da covid-19 e com as medidas de distanciamento social renovadas, uma perspectiva econômica otimista e a disciplina da Opep+ estão acelerando a redução dos estoques globais de petróleo, afirmou a agência. A entidade acrescentou que "a perspectiva de mercados mais apertados à frente" foi responsável por uma forte alta nos preços do petróleo nas últimas semanas.

Veja mais